sexta-feira, 12 de março de 2010

TP 6 - estudo e reflexão

Relatório

Na oportunidade deste estudo, partir da leitura e rápida consideração do texto (contribuição de um ex-aluno)Como funciona o mundo corporativo rendeu boas contribuições, alertando para o cuidado com os atos nas relações de hierarquia, com a sintonia entre os colaboradores de uma equipe de trabalho e com a valorização, o reconhecimento pelo trabalho do outro, lembrando, com Gregório de Matos, que “o todo sem a parte não é todo”.
A presença da coordenadora municipal do GESTAR II Gleyce,
interagindo nessa oficina, foi bastante oportuna para mostrar que uma equipe bem afinada possui maiores possibilidades de sucesso em qualquer empreendimento, além de demonstrar o empenho e compromisso das partes responsáveis envolvidas na adesão e implementação do programa no Município.
Mais uma vez contamos com a presença da professora Cleres, formadora de Língua Portuguesa do município de Morros (nosso vizinho).
Nesta ocasião foi apresentado o blog da nossa formação com suas primeiras postagens. Todos disseram ter gostado muito do nosso portfólio eletrônico.
Para estudo e reflexão do TP 6, LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA II, foi proposto apreciar objetivos e estratégias numa perspectiva de reflexão sobre o que mais atende às necessidades de aprendizagem da leitura e da escrita (um reforço ao que já foi trabalhado anteriormente) e do trabalho didático com a literatura juvenil. A professora Luciléa,
após ter analisado as propostas do caderno, priorizou o mais adequado às necessidades de aprendizagem de seus alunos; continuando, faz uma sessão experimental, explorando as marcas da argumentatividade na música Carinhoso, de Pixinguinha, ilustrando, através desta exposição prática, que provocar a interatividade da turma tem grandes possibilidades de rendimento satisfatório. A professora Priscilla apresenta, no plano, indicação de uso de obras literárias
para leitura e produção (paráfrases), aplaudindo a sugestão da professora Luciléa de trabalhar a música, com a justificativa de que tudo que vem da música agrada a todos, respeitando-se, é claro, as preferências musicais de cada um; enfim, trabalhar textos concretos e agradáveis à clientela é uma possível saida para desenvolver a leitura e a escrita na sala de aula.
Embora a frequência de uma das oficinas do estudo deste TP não tenha apresentado um público expressivo (os obstáculos persistem), pode-se concordar com a avaliação de que foi uma oportunidade que acrescentou muito ao aprendizado da prática docente de quem dela pode aproveitar. O que se impõe como necessidade urgente, para que essa oportunidade se estenda a todos, é que as Instituições se vejam componentes de uma unidade, administradas por esferas diferentes (estadual, municipal) por força de mecanismos legais que intentam apenas organizar e garantir funcionalidade da máquina pública na administração e oferta das políticas sociais; é necessário também que tantas discussões sobre valorização dos profissionais da educação e qualidade do ensino público tenham mais reflexo nas ações governamentais, para então garantir a eficácia dos programas, legitimando-lhes assim o mérito.
E agora, para os nossos seguidores, nosso texto de reflexão:

Como funciona o Mundo Corporativo...

'Todos os dias, uma formiga chegava cedinho ao escritório e pegava duro no trabalho.

A formiga era produtiva e feliz.

O gerente Besouro estranhou a formiga trabalhar sem supervisão.

Se ela era produtiva sem supervisão, seria ainda mais se fosse supervisionada. E colocou uma barata, que preparava belíssimos relatórios e tinha muita experiência, como supervisora.


A primeira preocupação da barata foi a de padronizar o horário de entrada e saída da formiga.

Logo, a barata precisou de uma secretária para ajudar a preparar os relatórios e contratou também

uma aranha para organizar os arquivos e controlar as ligações telefônicas.

O Besouro ficou encantado com os relatórios da barata e pediu também gráficos com indicadores e análise das tendências que eram mostradas em reuniões.
A barata, então, contratou uma mosca, e comprou um computador com impressora colorida. Logo, a formiga produtiva e feliz, começou a se lamentar de toda aquela movimentação de papéis e reuniões!

O Besouro concluiu que era o momento de criar a função de gestor para a área onde a formiga produtiva e feliz, trabalhava.

O cargo foi dado a uma cigarra, que mandou colocar carpete no seu escritório e comprar uma cadeira especial...

A nova gestora cigarra logo precisou de um computador e de uma assistente a pulga (sua assistente na empresa anterior) para ajudá-la a preparar um plano estratégico de melhorias e um controle do orçamento para a área onde trabalhava a formiga, que já não cantarolava mais e cada dia se tornava mais chateada.

A cigarra, então, convenceu o gerente Besouro, que era preciso fazer um estudo de clima.

Mas, o Besouro, ao rever as cifras, se deu conta de que a unidade na qual a formiga trabalhava já não rendia como antes e contratou a coruja, uma prestigiada consultora, muito famosa, para que fizesse um diagnóstico da situação. A coruja permaneceu três meses nos escritórios e emitiu um volumoso relatório, com vários volumes que concluía : Há muita gente nesta empresa!!

E adivinha quem o Besouro mandou demitir?

A formiga, claro, porque ela andava muito desmotivada e aborrecida. '

Já viu esse filme antes ?
Bom trabalho a todas as formigas !!!

quarta-feira, 10 de março de 2010

TP 5 - Estudo e reflexão


Oficinas do TP 5
Para trabalhar o TP 5 com a abordagem sobre estilo, coerência e coesão, dia 24 de julho, às 08:00h, 22 cursistas começaram a jornada das primeiras unidades (17 e 18) com a leitura partilhada da oração do século XXI; O texto em slides AOS EDUCADORES (FELIZES OS EDUCADORES) serviu de base para reflexão sobre condutas e convicções coerentes ao educador deste século.
Após socialização das primeiras transposições (TP 3) feitas em sala de aula,
procedeu-se ao estudo proposto. A metodologia adotada, mais uma vez, foi a dinâmica de grupo (já que a educação é um fenômeno coletivo). Seguindo o encaminhamento de atividade, as equipes escolheram uma atividade do material e planejaram a transposição didática, socializando, ao final, com toda a turma. No turno da tarde, após leitura do texto O último discurso de Charles Chaplin, o mesmo procedimento foi aplicado para as unidades 19 e 20 do referido caderno de teoria e prática.
Os relatos de experiências feitos nesta ocasião testemunharam sobre a participação maciça dos alunos nas atividades (testemunho unânime dos cursistas), que se mostraram muito à vontade na exposição dos próprios trabalhos. Vale aqui destacar o testemunho da professora Valdimary, que relatou o exemplo de superação dado por um dos seus alunos: enfrentando a timidez e a incredulidade da turma, iniciou voluntariamente as apresentações dos trabalhos expondo a sua produção textual; isso demonstra os primeiros efeitos de uma formação, indicando que quem optou por ela está no caminho certo.
A discussão sobre o TP 5 destacou, como sugestão didática, trabalhar os recursos estilísticos orientando a atenção do alunop para a função destes na construção do sentido do texto ( é o que destaca a professora Marinalda, da escola Arcelino Tavares); sugeriu ainda explorar a coerência na conduta social voltada para o meio ambiente. A professora Daíse relata avanços na prática de leitura de seus alunos,
graças ao seu trabalho intensivo, sistematizado com a leitura de imagens, a relação destas com os textos verbais em que elas aparecem: “antes - afirma ela – eles não associavam o que estava escrito com as imagens e por conta disso faziam uma compreensão incorreta do texto; e eu tenho chamado muito a atenção deles, tenho trabalhado muito essa questão com eles (...) e depois desse trabalho eu tenho observado que eles já progrediram muito, eles têm acertado mais, têm feito melhores interpretações do que está escrito”. Enfim, a oficina suscitou um debate bastante produtivo e oportunizou mais uma excelente troca de experiências, em razão do que foi avaliada como uma prática que deve se tornar constante.

terça-feira, 9 de março de 2010

Estudo e reflexão do TP 4

Secreteria Municipal de Educação
Coordenação Municipal do GESTAR II
Curso de Formação em Língua Portuguesa
Formadora: Maria Dalva M. e Marques
Axixá – Maranhão

Plano de encontro – 5ª oficina -TP 4 (unidades 13 e 14) data: 04.07.09 - CH: 04:00h (manhã)

* OBJETIVOS

 Analisar objetivos pertinentes à leitura, escrita e cultura, a partir da compreensão dos conceitos de cada tema, apreciando de forma crítica os usos da leitura e da escrita no cotidiano social;
 Considerar, numa perspectiva crítica, a relação entre letramento e as práticas de cultura local;
 Promover a discussão e o intercâmbio de sugestões, centrados na relação entre as práticas do cotidiano docente dos cursistas e a realidade cultural, nas suas três dimensões (local, regional e nacional;
 Refletir sobre o processo de leitura com ênfase: ao papel fundamental de texto e leitor na construção semântica da unidade textual; à relação entre objetivos, diferentes tipos de texto e significados de leitura; à amplitude e ao papel do conhecimento prévio na leitura.

*OBJETO DE EXPLORAÇÃO: Leitura e Processos de Escrita I

*ESTRATÉGIAS

 Exibição de vídeo para acolhida e reflexão;
 Estudo e discussão em grupo do TP 4, unidades 13 e 14; reflexão da prática docente;
 Encaminhamentos sobre o projeto;
 Encaminhamentos sobre discussão do próximo estudo.

*AVALIAÇÃO

Serão observados para este fim;
 Empenho na investigação do material de estudo;
 Desempenho nas intervenções em plenária;
 Observação do nível crítico das reflexões socializadas.

*RECURSOS

 Material de ensino (Guia Geral, TP 4, AAAs 4); textos impressos e em vídeo;
 Aparelho de TV; aparelho de DVD;
 01 resma de papel A4

Relatório do 5º Encontro

Este encontro, iniciado às 08:00 horas, contou com a participação de 26 cursistas, reunidos no Jardim de Infância José Ribamar Melo de Almeida, para uma jornada de 04 horas. Para a acolhida, foi feita a distribuição de um kit simbólico contendo: texto (o mesmo da reflexão) em cartão, cofrinho, vara de pescar, borracha, liga, lápis, balinha, versículo bíblico; fez-se também a habitual reflexão, desta vez pautada nos requisitos necessários ao desempenho docente; para cumprir essa finalidade, foi exibido um texto em slides: KIT SOBREVIVÊNCIA, convidando a refletir sobre ter humildade, capacidade de aprender e de se relacionar em sociedade, flexibilidade, gratidão e tolerância com o erro.
Para o desenvolvimento dos nossos trabalhos, procedeu-se ao acordo didático, a fim de pactuarmos condutas favoráveis ao melhor aproveitamento do tempo e das ações. Em sequência, após sondagem sobre a realização das atividades individuais a distância, mediante acordo geral, foram organizadas equipes para consolidação e reflexão do conteúdo teórico e prático do material de estudo: TP 4, unidades 13 e 14 e cadernos de apoio à aprendizagem; cada equipe ficou com a exploração de uma unidade e o encaminhamento de escolher uma atividade para apreciação crítica em plenária.
Na socialização dos trabalhos dos grupos, foi possível perceber que assuntos familiares demandam ampla e espontânea participação (estamos falando do assunto cultura), mais um argumento a favor de se levar em conta temas de interesse do educando para as atividades em sala de aula. Os cursistas demonstraram menos dificuldades neste estudo do que com o estudo anterior, ilustrando as discussões com as experiências de sala de aula em confronto com os objetivos propostos para cada estudo e atividade.
Ao final das reflexões, os cursistas concluíram que, no contexto social atual, mediar a leitura e a escrita para o letramento do educando é um desafio cuja superação é fundamental para a vida numa sociedade cujo desenvolvimento e competitividade escapam ao controle dos que não se preparam para nela viverem e sobreviverem.
A oficina encerrou-se às 11h45min com avaliação de que esta experiência foi mais uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional que tem tudo para dar certo se for bem aproveitada.

Plano de encontro – 6ª oficina -TP 4 (unidades 15 e 16) data: 04.07.09 - CH: 04:00h (tarde)

* OBJETIVOS

 Considerar criticamente comandos potencializadores da leitura do aluno;
 Refletir sobre procedimentos determinantes da estrutura do texto;
 Discutir, partindo de uma visão crítica, procedimentos adequados à efetivação do objetivo de ler para aprender;
 Refletir sobre a prática docente, analisando criticamente crenças e teorias que subjazem às práticas de ensino da escrita; relação das práticas comunicativas com o ensino da escrita como processo; dimensões das circunstâncias sociocomunicativas que auxiliam no planejamento e avaliação de atividades de escrita.

*OBJETO DE EXPLORAÇÃO: Leitura e Processos de Escrita I

*ESTRATÉGIAS

 Exibição de vídeo para acolhida e reflexão;
 Estudo e discussão em grupo do TP 4, unidades 15 e 16;
 Reflexão coletiva da prática docente;
 Encaminhamentos sobre o próximo estudo.

*AVALIAÇÃO

Serão observados para este fim;
 Empenho na investigação do material de estudo;
 Intervenções em plenária;
 Observação do nível crítico das reflexões socializadas.

*RECURSOS

 Material de ensino (Guia Geral, TP 4); textos impressos e em vídeo;
 Aparelho de TV; aparelho de DVD;
 01 resma de papel A4

Relatório do 6º encontro


Após o almoço, oferecido na própria escola (de realização do encontro), os 26 cursistas presentes retomaram a jornada do dia para conclusão do TP 4. Mais uma vez fez-se uso da reflexão; como recurso utilizou-se exibição de slide, com o texto: COMO ESTÁ SUA SAUDE? Justifique-se a estratégia oportunizada com a contribuição do Centro de Literatura Evangélica Renascer com o fato de que sem saúde profissional, moral, social não se pode pensar em construir um processo de aprendizagem e, consequentemente, em educação de qualidade. Esta reflexão, a título de acolhida para a jornada da tarde, foi bem recebida pela turma, que conseguiu colocá-la no contexto do seu cotidiano pedagógico.
Seguindo-se as estratégias da manhã, foram exploradas as unidades 15 e 16 do TP em estudo e discussão. Na grande discussão da plenária, com base nos temas e atividades selecionadas para esse momento, foi possível inferir que: o conhecimento aprimorado da escrita é necessidade de todos (não só de escritores); todos precisam do acompanhamento da escola para se tornar um exímio escritor, uma vez que esta instituição pode contribuir para que esse objetivo seja conquistado; e que não há comprovação científica de que a escrita seja um dom: ela é uma habilidade que precisa ser exercitada e desenvolvida, pois, conforme conclui a professora-cursista Eurides Cantanhede: “Não existem milagres; só se aprende a escrever, escrevendo”.
Nesta oportunidade, registrou-se a visita da Secretária de Educação Paula Marques, conferindo pessoalmente o apoio logístico, efetivando a parceria do poder Público na adesão ao programa.



A oficina encerrou-se às 17h45minh, após a avaliação e autoavaliação, destacando a necessidade de que docentes valorizem e aproveitem mais oportunidades como a que esta formação (segundo a apreciação deles, bastante rica a cada encontro) está dando.

domingo, 7 de março de 2010

Secreteria Municipal de Educação
Coordenação Municipal do GESTAR II
Curso de Formação em Língua Portuguesa
Formadora: Maria Dalva M. e Marques
Axixá – Maranhão - data: 04.07.09


Plano de encontro – 5ª oficina -TP 4 (unidades 13 e 14) data: 04.07.09 - CH: 04:00h (manhã)


* OBJETIVOS
 Analisar objetivos pertinentes à leitura, escrita e cultura, a partir da compreensão dos conceitos de cada tema, apreciando de forma crítica os usos da leitura e da escrita no cotidiano social;
 Considerar, numa perspectiva crítica, a relação entre letramento e as práticas de cultura local;
 Promover a discussão e o intercâmbio de sugestões, centrados na relação entre as práticas do cotidiano docente dos cursistas e a realidade cultural, nas suas três dimensões (local, regional e nacional;
 Refletir sobre o processo de leitura com ênfase: ao papel fundamental de texto e leitor na construção semântica da unidade textual; à relação entre objetivos, diferentes tipos de texto e significados de leitura; à amplitude e ao papel do conhecimento prévio na leitura.

*OBJETO DE EXPLORAÇÃO: Leitura e Processos de escrita I

*ESTRATÉGIAS
 Exibição de vídeo para acolhida e reflexão;
 Estudo e discussão em grupo do TP 4, unidades 13 e 14;
 Encaminhamentos sobre o projeto;
 Encaminhamentos sobre discussão do próximo estudo.

*AVALIAÇÃO
Serão observados para este fim;
 Empenho na investigação do material de estudo; intervenções em plenária;
 Observação do nível crítico das reflexões socializadas.



*RECURSOS
 Material de ensino (Guia Geral, TP 4); textos impressos e em vídeo;
 Aparelho de TV; aparelho de DVD;
 01 resma de papel A4





Relatório do 5º Encontro

Este encontro, iniciado às 08:00 horas, contou com a participação de 26 cursistas, reunidos no Jardim de Infância José Ribamar Melo de Almeida, para uma jornada de 04 horas. Para a acolhida, foi feita a distribuição de um kit simbólico contendo: texto (o mesmo da reflexão) em cartão, cofrinho, vara de pescar, borracha, liga, lápis, balinha, versículo bíblico; fez-se também a habitual reflexão, desta vez pautada nos requisitos necessários ao desempenho docente; para cumprir essa finalidade, foi exibido um texto em slides: KIT SOBREVIVÊNCIA.
Para o desenvolvimento dos nossos trabalhos, procedeu-se ao acordo didático, a fim de pactuarmos condutas favoráveis ao melhor aproveitamento do tempo e das ações. Em sequência, após sondagem sobre a realização das atividades individuais a distância, mediante acordo geral, foram organizadas equipes para consolidação e reflexão do conteúdo teórico e prático do material de estudo: TP 4, unidades 13 e 14 e cadernos de apoio à aprendizagem; cada equipe ficou com a exploração de uma unidade e o encaminhamento de escolher uma atividade para apreciação crítica em plenária.
Na socialização dos trabalhos dos grupos, foi possível perceber que assuntos familiares demandam ampla e espontânea participação (estamos falando do assunto cultura), mais um argumento a favor de se levar em conta temas de interesse do educando para as atividades em sala de aula. Os cursistas demonstraram menos dificuldades neste estudo do que com o estudo anterior, ilustrando as discussões com as experiências de sala de aula em confronto com os objetivos propostos para cada estudo e atividade.
Ao final das reflexões, os cursistas concluíram que mediar a leitura e a escrita para o letramento do educando é fundamental para a vida numa sociedade cujo desenvolvimento escapa ao controle dos que não se preparam para nela viverem e sobreviverem.
A oficina encerrou-se às 11h45minh com avaliação de que esta experiência foi mais uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional.

domingo, 20 de setembro de 2009

4ª oficina - Plano e Relatório Reflexivo

Secreteria Municipal de Educação
Coordenação Municipal do GESTAR II
Curso de Formação em Língua Portuguesa
Formadora: Maria Dalva M. e Marques
Axixá – Maranhão


Plano de encontro – 4ª oficina -TP 3 (unidades 11 e 12) data: 25.06.09 - CH: 04:00h (tarde)


* OBJETIVOS
ü Propiciar aos professores oportunidade de reflexão, de sistematização e de transposição didática para os conceitos trabalhados nas unidades 11 e 12;
ü Externar observações críticas sobre objetivos e questionamentos demandados pelo estudo das unidades 11 e 12 do TP;
ü Propiciar a troca dialógica de experiências, com foco na articulação entre atividades propostas e realidade dos professores.

ü *OBJETO: Tipos textuais/ A interrelação entre gêneros e tipos textuais.

*ESTRATÉGIAS
ü Exibição de vídeo para acolhida e reflexão;
ü Discussão em grupo do TP 3, unidades 11 e 12;
ü Encaminhamentos sobre o projeto;
ü Encaminhamentos sobre discussão do próximo estudo.

*RECURSOS
ü Material de ensino (Guia Geral, TP 3, AAA - versão do professor e do aluno);
ü Aparelho de TV; aparelho de DVD;
ü Textos em vídeo (Educar, de Rubem Alves) e em cópia impressa;

*AVALIAÇÃO
Serão observados para este fim;
ü Compromisso com a investigação do material de estudo, demonstrado nas intervenções em plenária;
ü Observação do nível crítico das reflexões socializadas.
ü Análise da autoavaliação


Relatório reflexivo do 4º encontro
4ª oficina – 25.06.2009 – tarde – CH 4:00h


Nossos trabalhos, nesta oficina, iniciaram-se às 13h30min horas, com a acolhida aos cursistas, o que foi formalizado com o vídeo Educar, de Rubem Alves, uma vez que o trabalho com leitura, interpretação e produção dos gêneros textuais, em suas tipologias, requer se aguçar o olhar: é preciso saber ver para ler e para produzir textos passíveis de leitura.
A exploração em grupo do TP 3, unidades 11 e 12, numa perspectiva de reflexão do que fazer e para que fazer oportunizou reverem-se práticas apontadas como causa da inadequação, da ineficácia do ensino de língua materna e, consequentemente, de todo o ensino em sala de aula. É imperioso que o educando tenha sob o seu foco, tenha em vista a funcionalidade, a utilidade daquilo que ele está aprendendo, da capacidade que está sendo desenvolvida; é importante conscientizar esse educando, através de ações pedagógicas, de que é com isso que se está trabalhando: com desenvolvimento de competências e habilidades (não com memorização de conteúdos), porque o conhecimento deve ser prático, funcional, utilitário (não um artefato para ser guardado em gaveta); e como só se dá o que se tem, o educador é o primeiro a ter a obrigação moral (e pedagógica) de possuir essa consciência e o domínio necessário para usar isso como ferramenta didática.
As discussões foram bem equilibradas, demonstrando que, se só agora começa a se vislumbrar a necessidade de fazer uso de uma nova postura em sala de aula, pelo menos já estão sendo dados os primeiros passos, com a discussão, com a tomada de consciência, tendo-se assim já um bom começo; e o que é melhor: os docentes, convencidos da necessidade de mudança, já assumiram o compromisso de contribuir com elas.
Após as reflexões, numa tarde que contou com o devido apoio logístico do Poder Público com lanche e suprimento do material necessário, procedeu-se à autoavaliação que oportunizou aos cursistas constatarem a necessidade de investir mais em si mesmos a fim de aproveitar melhor os ricos conhecimentos que a formação está propiciando; todos são unânimes em reconhecer que o GESTAR faz a diferença em termos de formação continuada; no que respeita ao encontro em si, segundo os cursistas, valeu a pena, pelas abordagens, pela oportunidade de partilhar dificuldades do processo educativo e discutir possíveis soluções. Esta missão deu-se por cumprida às 17h30minutos, com os encaminhamentos para o estudo do TP 4 (quatro).
Secreteria Municipal de Educação
Coordenação Municipal do GESTAR II
Curso de Formação em Língua Portuguesa
Formadora: Maria Dalva M. e Marques
Axixá – Maranhão


Plano de encontro – 3ª oficina -TP 3 (unidades 9 e 10) data: 25.06.09 - CH: 04:00h (manhã)


* OBJETIVOS
ü Propiciar aos professores oportunidade de reflexão, de sistematização e de transposição didática para os conceitos trabalhados nas unidades 9 e 10;
ü Apreciar, de forma reflexiva, objetivos das unidades estudadas, opiniões e dificuldades expostas pelos professores-cursistas;
ü Trocar experiências, sobre o desenvolvimento de atividades, levando em conta a complexidade de assuntos e estratégias, a título de reflexão crítica, para a proficiência do fazer pedagógico.
ü Trabalhar, de forma prática, a vinculação do universo real do educando às atividades propostas em sala de aula, levando em conta o conceito e a diversidade de gêneros e tipos textuais e o nível de maturidade linguística da clientela.

*OBJETO: Gêneros Textuais: do Intuitivo ao Sistematizado; Trabalhando com Gêneros Textuais.

*ESTRATÉGIAS
ü Exibição de vídeo para acolhida e reflexão;
ü Discussão em grupo do TP 3, unidades 9 e 10;
ü Encaminhamentos sobre o projeto;
ü Encaminhamentos sobre discussão do próximo estudo.

*RECURSOS
ü Material de ensino (Guia Geral, TP 3, AAA 3 – versão do professor e do aluno);
ü Aparelho de TV; aparelho de DVD;
ü Textos em vídeo: Educar (Rubem Alves); Gêneros textuais (material - em DVD - do Gestar); e em cópia impressa : A moça Tecelã, de Marina Colassanti;


*AVALIAÇÃO
Serão observados para este fim;
ü Compromisso com a investigação do material de estudo, demonstrado nas intervenções em plenária;
ü Observação do nível crítico das reflexões socializadas.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Relatório do 3º encontro

Secreteria Municipal de Educação
Coordenação Municipal do GESTAR II
Curso de Formação em Língua Portuguesa
Formadora: Maria Dalva M. e Marques
Axixá – Maranhão - data; 25.06.09



Este terceiro encontro, realizado em 25 de junho do ano em curso, no Jardim de Infância José Ribamar Melo de Almeida, contou com a presença de 18 cursistas, contactados por escrito (via informativo).
O início desta jornada de quatro horas foi registrado às 13:00h com a reflexão sobre o texto A MOÇA TECELÃ e suscitou reflexões individuais muito interessantes, mostrando que o docente axixaense da rede pública tem consciência de que a condução do processo pedagógico está em suas mãos.
Após a reflexão inicial, deu-se procedimento aos informes (novidades e encaminhamentos trazidos das oficinas de 15 a 19/06, seguindo-se com uma sondagem de como anda o desenvolvimento de estudo a distância, constatando-se a necessidade de intensificar o apoio pedagógico para enfrentar fatores de obstáculo ao aproveitamento e rendimento da formação, uma vez que as barreiras já mencionadas anteriormente persistem.
Procedido o acordo didático para fechar condutas visando o melhor aproveitamento do tempo e dos estudos presenciais e a distância, deu-se início à exploração do TP 03(unidades 9 e 10), experiência que deixou patente a grande dificuldade que um educador formado por um sistema conservador (cuja prática não concebia a língua como um organismo vivo e dinamizador das interações sociais) enfrenta para superar, não só os entraves externos, mas, principalmente, os próprios entraves configurados numa visão docente limitada e limitadora do aprender do educando e do crescimento do próprio docente, na limitação do conhecimento teórico, cabalmente justificado (questione-se aqui o termo justificado como o mais adequado) pela falta de iniciativa do docente em favor de sua capacitação, da atualização dos seus conhecimentos. O tema abordado por este caderno trouxe à tona muitas dúvidas dos cursistas, fato que fez com que se destacasse a importância, a utilidade dos slides fornecidos por Isabel Cristina (formadora da primeira fase) em CD com material da formação (os slides sintetizam de forma prática o assunto do TP 03). Ainda assim, o que se pode perceber é que, com o avançar da formação as dúvidas sobe esse assunto continuam sendo esclarecidas, a cada nova oportunidade que uma e outra abordagem dá para isso.
Ao final desta oficina, os cursistas a consideraram bastante produtiva por ajudá-los entender que este é um assunto com o qual boa parte já trabalha, sendo ao mesmo tempo uma novidade levando em conta a forma como a nova concepção de ensino de língua materna sugere é trabalhar.