Secreteria Municipal de Educação
Coordenação Municipal do GESTAR II
Curso de Formação em Língua Portuguesa
Formadora: Maria Dalva M. e Marques
Axixá – Maranhão - data; 25.06.09
Este terceiro encontro, realizado em 25 de junho do ano em curso, no Jardim de Infância José Ribamar Melo de Almeida, contou com a presença de 18 cursistas, contactados por escrito (via informativo).
O início desta jornada de quatro horas foi registrado às 13:00h com a reflexão sobre o texto A MOÇA TECELÃ e suscitou reflexões individuais muito interessantes, mostrando que o docente axixaense da rede pública tem consciência de que a condução do processo pedagógico está em suas mãos.
Após a reflexão inicial, deu-se procedimento aos informes (novidades e encaminhamentos trazidos das oficinas de 15 a 19/06, seguindo-se com uma sondagem de como anda o desenvolvimento de estudo a distância, constatando-se a necessidade de intensificar o apoio pedagógico para enfrentar fatores de obstáculo ao aproveitamento e rendimento da formação, uma vez que as barreiras já mencionadas anteriormente persistem.
Procedido o acordo didático para fechar condutas visando o melhor aproveitamento do tempo e dos estudos presenciais e a distância, deu-se início à exploração do TP 03(unidades 9 e 10), experiência que deixou patente a grande dificuldade que um educador formado por um sistema conservador (cuja prática não concebia a língua como um organismo vivo e dinamizador das interações sociais) enfrenta para superar, não só os entraves externos, mas, principalmente, os próprios entraves configurados numa visão docente limitada e limitadora do aprender do educando e do crescimento do próprio docente, na limitação do conhecimento teórico, cabalmente justificado (questione-se aqui o termo justificado como o mais adequado) pela falta de iniciativa do docente em favor de sua capacitação, da atualização dos seus conhecimentos. O tema abordado por este caderno trouxe à tona muitas dúvidas dos cursistas, fato que fez com que se destacasse a importância, a utilidade dos slides fornecidos por Isabel Cristina (formadora da primeira fase) em CD com material da formação (os slides sintetizam de forma prática o assunto do TP 03). Ainda assim, o que se pode perceber é que, com o avançar da formação as dúvidas sobe esse assunto continuam sendo esclarecidas, a cada nova oportunidade que uma e outra abordagem dá para isso.
Ao final desta oficina, os cursistas a consideraram bastante produtiva por ajudá-los entender que este é um assunto com o qual boa parte já trabalha, sendo ao mesmo tempo uma novidade levando em conta a forma como a nova concepção de ensino de língua materna sugere é trabalhar.
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
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