terça-feira, 9 de março de 2010

Estudo e reflexão do TP 4

Secreteria Municipal de Educação
Coordenação Municipal do GESTAR II
Curso de Formação em Língua Portuguesa
Formadora: Maria Dalva M. e Marques
Axixá – Maranhão

Plano de encontro – 5ª oficina -TP 4 (unidades 13 e 14) data: 04.07.09 - CH: 04:00h (manhã)

* OBJETIVOS

 Analisar objetivos pertinentes à leitura, escrita e cultura, a partir da compreensão dos conceitos de cada tema, apreciando de forma crítica os usos da leitura e da escrita no cotidiano social;
 Considerar, numa perspectiva crítica, a relação entre letramento e as práticas de cultura local;
 Promover a discussão e o intercâmbio de sugestões, centrados na relação entre as práticas do cotidiano docente dos cursistas e a realidade cultural, nas suas três dimensões (local, regional e nacional;
 Refletir sobre o processo de leitura com ênfase: ao papel fundamental de texto e leitor na construção semântica da unidade textual; à relação entre objetivos, diferentes tipos de texto e significados de leitura; à amplitude e ao papel do conhecimento prévio na leitura.

*OBJETO DE EXPLORAÇÃO: Leitura e Processos de Escrita I

*ESTRATÉGIAS

 Exibição de vídeo para acolhida e reflexão;
 Estudo e discussão em grupo do TP 4, unidades 13 e 14; reflexão da prática docente;
 Encaminhamentos sobre o projeto;
 Encaminhamentos sobre discussão do próximo estudo.

*AVALIAÇÃO

Serão observados para este fim;
 Empenho na investigação do material de estudo;
 Desempenho nas intervenções em plenária;
 Observação do nível crítico das reflexões socializadas.

*RECURSOS

 Material de ensino (Guia Geral, TP 4, AAAs 4); textos impressos e em vídeo;
 Aparelho de TV; aparelho de DVD;
 01 resma de papel A4

Relatório do 5º Encontro

Este encontro, iniciado às 08:00 horas, contou com a participação de 26 cursistas, reunidos no Jardim de Infância José Ribamar Melo de Almeida, para uma jornada de 04 horas. Para a acolhida, foi feita a distribuição de um kit simbólico contendo: texto (o mesmo da reflexão) em cartão, cofrinho, vara de pescar, borracha, liga, lápis, balinha, versículo bíblico; fez-se também a habitual reflexão, desta vez pautada nos requisitos necessários ao desempenho docente; para cumprir essa finalidade, foi exibido um texto em slides: KIT SOBREVIVÊNCIA, convidando a refletir sobre ter humildade, capacidade de aprender e de se relacionar em sociedade, flexibilidade, gratidão e tolerância com o erro.
Para o desenvolvimento dos nossos trabalhos, procedeu-se ao acordo didático, a fim de pactuarmos condutas favoráveis ao melhor aproveitamento do tempo e das ações. Em sequência, após sondagem sobre a realização das atividades individuais a distância, mediante acordo geral, foram organizadas equipes para consolidação e reflexão do conteúdo teórico e prático do material de estudo: TP 4, unidades 13 e 14 e cadernos de apoio à aprendizagem; cada equipe ficou com a exploração de uma unidade e o encaminhamento de escolher uma atividade para apreciação crítica em plenária.
Na socialização dos trabalhos dos grupos, foi possível perceber que assuntos familiares demandam ampla e espontânea participação (estamos falando do assunto cultura), mais um argumento a favor de se levar em conta temas de interesse do educando para as atividades em sala de aula. Os cursistas demonstraram menos dificuldades neste estudo do que com o estudo anterior, ilustrando as discussões com as experiências de sala de aula em confronto com os objetivos propostos para cada estudo e atividade.
Ao final das reflexões, os cursistas concluíram que, no contexto social atual, mediar a leitura e a escrita para o letramento do educando é um desafio cuja superação é fundamental para a vida numa sociedade cujo desenvolvimento e competitividade escapam ao controle dos que não se preparam para nela viverem e sobreviverem.
A oficina encerrou-se às 11h45min com avaliação de que esta experiência foi mais uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional que tem tudo para dar certo se for bem aproveitada.

Plano de encontro – 6ª oficina -TP 4 (unidades 15 e 16) data: 04.07.09 - CH: 04:00h (tarde)

* OBJETIVOS

 Considerar criticamente comandos potencializadores da leitura do aluno;
 Refletir sobre procedimentos determinantes da estrutura do texto;
 Discutir, partindo de uma visão crítica, procedimentos adequados à efetivação do objetivo de ler para aprender;
 Refletir sobre a prática docente, analisando criticamente crenças e teorias que subjazem às práticas de ensino da escrita; relação das práticas comunicativas com o ensino da escrita como processo; dimensões das circunstâncias sociocomunicativas que auxiliam no planejamento e avaliação de atividades de escrita.

*OBJETO DE EXPLORAÇÃO: Leitura e Processos de Escrita I

*ESTRATÉGIAS

 Exibição de vídeo para acolhida e reflexão;
 Estudo e discussão em grupo do TP 4, unidades 15 e 16;
 Reflexão coletiva da prática docente;
 Encaminhamentos sobre o próximo estudo.

*AVALIAÇÃO

Serão observados para este fim;
 Empenho na investigação do material de estudo;
 Intervenções em plenária;
 Observação do nível crítico das reflexões socializadas.

*RECURSOS

 Material de ensino (Guia Geral, TP 4); textos impressos e em vídeo;
 Aparelho de TV; aparelho de DVD;
 01 resma de papel A4

Relatório do 6º encontro


Após o almoço, oferecido na própria escola (de realização do encontro), os 26 cursistas presentes retomaram a jornada do dia para conclusão do TP 4. Mais uma vez fez-se uso da reflexão; como recurso utilizou-se exibição de slide, com o texto: COMO ESTÁ SUA SAUDE? Justifique-se a estratégia oportunizada com a contribuição do Centro de Literatura Evangélica Renascer com o fato de que sem saúde profissional, moral, social não se pode pensar em construir um processo de aprendizagem e, consequentemente, em educação de qualidade. Esta reflexão, a título de acolhida para a jornada da tarde, foi bem recebida pela turma, que conseguiu colocá-la no contexto do seu cotidiano pedagógico.
Seguindo-se as estratégias da manhã, foram exploradas as unidades 15 e 16 do TP em estudo e discussão. Na grande discussão da plenária, com base nos temas e atividades selecionadas para esse momento, foi possível inferir que: o conhecimento aprimorado da escrita é necessidade de todos (não só de escritores); todos precisam do acompanhamento da escola para se tornar um exímio escritor, uma vez que esta instituição pode contribuir para que esse objetivo seja conquistado; e que não há comprovação científica de que a escrita seja um dom: ela é uma habilidade que precisa ser exercitada e desenvolvida, pois, conforme conclui a professora-cursista Eurides Cantanhede: “Não existem milagres; só se aprende a escrever, escrevendo”.
Nesta oportunidade, registrou-se a visita da Secretária de Educação Paula Marques, conferindo pessoalmente o apoio logístico, efetivando a parceria do poder Público na adesão ao programa.



A oficina encerrou-se às 17h45minh, após a avaliação e autoavaliação, destacando a necessidade de que docentes valorizem e aproveitem mais oportunidades como a que esta formação (segundo a apreciação deles, bastante rica a cada encontro) está dando.

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