domingo, 7 de março de 2010

Secreteria Municipal de Educação
Coordenação Municipal do GESTAR II
Curso de Formação em Língua Portuguesa
Formadora: Maria Dalva M. e Marques
Axixá – Maranhão - data: 04.07.09


Plano de encontro – 5ª oficina -TP 4 (unidades 13 e 14) data: 04.07.09 - CH: 04:00h (manhã)


* OBJETIVOS
 Analisar objetivos pertinentes à leitura, escrita e cultura, a partir da compreensão dos conceitos de cada tema, apreciando de forma crítica os usos da leitura e da escrita no cotidiano social;
 Considerar, numa perspectiva crítica, a relação entre letramento e as práticas de cultura local;
 Promover a discussão e o intercâmbio de sugestões, centrados na relação entre as práticas do cotidiano docente dos cursistas e a realidade cultural, nas suas três dimensões (local, regional e nacional;
 Refletir sobre o processo de leitura com ênfase: ao papel fundamental de texto e leitor na construção semântica da unidade textual; à relação entre objetivos, diferentes tipos de texto e significados de leitura; à amplitude e ao papel do conhecimento prévio na leitura.

*OBJETO DE EXPLORAÇÃO: Leitura e Processos de escrita I

*ESTRATÉGIAS
 Exibição de vídeo para acolhida e reflexão;
 Estudo e discussão em grupo do TP 4, unidades 13 e 14;
 Encaminhamentos sobre o projeto;
 Encaminhamentos sobre discussão do próximo estudo.

*AVALIAÇÃO
Serão observados para este fim;
 Empenho na investigação do material de estudo; intervenções em plenária;
 Observação do nível crítico das reflexões socializadas.



*RECURSOS
 Material de ensino (Guia Geral, TP 4); textos impressos e em vídeo;
 Aparelho de TV; aparelho de DVD;
 01 resma de papel A4





Relatório do 5º Encontro

Este encontro, iniciado às 08:00 horas, contou com a participação de 26 cursistas, reunidos no Jardim de Infância José Ribamar Melo de Almeida, para uma jornada de 04 horas. Para a acolhida, foi feita a distribuição de um kit simbólico contendo: texto (o mesmo da reflexão) em cartão, cofrinho, vara de pescar, borracha, liga, lápis, balinha, versículo bíblico; fez-se também a habitual reflexão, desta vez pautada nos requisitos necessários ao desempenho docente; para cumprir essa finalidade, foi exibido um texto em slides: KIT SOBREVIVÊNCIA.
Para o desenvolvimento dos nossos trabalhos, procedeu-se ao acordo didático, a fim de pactuarmos condutas favoráveis ao melhor aproveitamento do tempo e das ações. Em sequência, após sondagem sobre a realização das atividades individuais a distância, mediante acordo geral, foram organizadas equipes para consolidação e reflexão do conteúdo teórico e prático do material de estudo: TP 4, unidades 13 e 14 e cadernos de apoio à aprendizagem; cada equipe ficou com a exploração de uma unidade e o encaminhamento de escolher uma atividade para apreciação crítica em plenária.
Na socialização dos trabalhos dos grupos, foi possível perceber que assuntos familiares demandam ampla e espontânea participação (estamos falando do assunto cultura), mais um argumento a favor de se levar em conta temas de interesse do educando para as atividades em sala de aula. Os cursistas demonstraram menos dificuldades neste estudo do que com o estudo anterior, ilustrando as discussões com as experiências de sala de aula em confronto com os objetivos propostos para cada estudo e atividade.
Ao final das reflexões, os cursistas concluíram que mediar a leitura e a escrita para o letramento do educando é fundamental para a vida numa sociedade cujo desenvolvimento escapa ao controle dos que não se preparam para nela viverem e sobreviverem.
A oficina encerrou-se às 11h45minh com avaliação de que esta experiência foi mais uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional.

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