sexta-feira, 12 de março de 2010

TP 6 - estudo e reflexão

Relatório

Na oportunidade deste estudo, partir da leitura e rápida consideração do texto (contribuição de um ex-aluno)Como funciona o mundo corporativo rendeu boas contribuições, alertando para o cuidado com os atos nas relações de hierarquia, com a sintonia entre os colaboradores de uma equipe de trabalho e com a valorização, o reconhecimento pelo trabalho do outro, lembrando, com Gregório de Matos, que “o todo sem a parte não é todo”.
A presença da coordenadora municipal do GESTAR II Gleyce,
interagindo nessa oficina, foi bastante oportuna para mostrar que uma equipe bem afinada possui maiores possibilidades de sucesso em qualquer empreendimento, além de demonstrar o empenho e compromisso das partes responsáveis envolvidas na adesão e implementação do programa no Município.
Mais uma vez contamos com a presença da professora Cleres, formadora de Língua Portuguesa do município de Morros (nosso vizinho).
Nesta ocasião foi apresentado o blog da nossa formação com suas primeiras postagens. Todos disseram ter gostado muito do nosso portfólio eletrônico.
Para estudo e reflexão do TP 6, LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA II, foi proposto apreciar objetivos e estratégias numa perspectiva de reflexão sobre o que mais atende às necessidades de aprendizagem da leitura e da escrita (um reforço ao que já foi trabalhado anteriormente) e do trabalho didático com a literatura juvenil. A professora Luciléa,
após ter analisado as propostas do caderno, priorizou o mais adequado às necessidades de aprendizagem de seus alunos; continuando, faz uma sessão experimental, explorando as marcas da argumentatividade na música Carinhoso, de Pixinguinha, ilustrando, através desta exposição prática, que provocar a interatividade da turma tem grandes possibilidades de rendimento satisfatório. A professora Priscilla apresenta, no plano, indicação de uso de obras literárias
para leitura e produção (paráfrases), aplaudindo a sugestão da professora Luciléa de trabalhar a música, com a justificativa de que tudo que vem da música agrada a todos, respeitando-se, é claro, as preferências musicais de cada um; enfim, trabalhar textos concretos e agradáveis à clientela é uma possível saida para desenvolver a leitura e a escrita na sala de aula.
Embora a frequência de uma das oficinas do estudo deste TP não tenha apresentado um público expressivo (os obstáculos persistem), pode-se concordar com a avaliação de que foi uma oportunidade que acrescentou muito ao aprendizado da prática docente de quem dela pode aproveitar. O que se impõe como necessidade urgente, para que essa oportunidade se estenda a todos, é que as Instituições se vejam componentes de uma unidade, administradas por esferas diferentes (estadual, municipal) por força de mecanismos legais que intentam apenas organizar e garantir funcionalidade da máquina pública na administração e oferta das políticas sociais; é necessário também que tantas discussões sobre valorização dos profissionais da educação e qualidade do ensino público tenham mais reflexo nas ações governamentais, para então garantir a eficácia dos programas, legitimando-lhes assim o mérito.
E agora, para os nossos seguidores, nosso texto de reflexão:

Como funciona o Mundo Corporativo...

'Todos os dias, uma formiga chegava cedinho ao escritório e pegava duro no trabalho.

A formiga era produtiva e feliz.

O gerente Besouro estranhou a formiga trabalhar sem supervisão.

Se ela era produtiva sem supervisão, seria ainda mais se fosse supervisionada. E colocou uma barata, que preparava belíssimos relatórios e tinha muita experiência, como supervisora.


A primeira preocupação da barata foi a de padronizar o horário de entrada e saída da formiga.

Logo, a barata precisou de uma secretária para ajudar a preparar os relatórios e contratou também

uma aranha para organizar os arquivos e controlar as ligações telefônicas.

O Besouro ficou encantado com os relatórios da barata e pediu também gráficos com indicadores e análise das tendências que eram mostradas em reuniões.
A barata, então, contratou uma mosca, e comprou um computador com impressora colorida. Logo, a formiga produtiva e feliz, começou a se lamentar de toda aquela movimentação de papéis e reuniões!

O Besouro concluiu que era o momento de criar a função de gestor para a área onde a formiga produtiva e feliz, trabalhava.

O cargo foi dado a uma cigarra, que mandou colocar carpete no seu escritório e comprar uma cadeira especial...

A nova gestora cigarra logo precisou de um computador e de uma assistente a pulga (sua assistente na empresa anterior) para ajudá-la a preparar um plano estratégico de melhorias e um controle do orçamento para a área onde trabalhava a formiga, que já não cantarolava mais e cada dia se tornava mais chateada.

A cigarra, então, convenceu o gerente Besouro, que era preciso fazer um estudo de clima.

Mas, o Besouro, ao rever as cifras, se deu conta de que a unidade na qual a formiga trabalhava já não rendia como antes e contratou a coruja, uma prestigiada consultora, muito famosa, para que fizesse um diagnóstico da situação. A coruja permaneceu três meses nos escritórios e emitiu um volumoso relatório, com vários volumes que concluía : Há muita gente nesta empresa!!

E adivinha quem o Besouro mandou demitir?

A formiga, claro, porque ela andava muito desmotivada e aborrecida. '

Já viu esse filme antes ?
Bom trabalho a todas as formigas !!!

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