quarta-feira, 17 de março de 2010

TROCA DE EXPERIÊNCIAS


Relatório

Com o propósito de apreciarmos, em conjunto, o efeito surtido pela formação, no processo ensino e aprendizagem na escola, realizamos dois encontros, ambos em janeiro: dia 13, com carga horária de 08:00 horas; dia 14, com carga horária de 04:00 horas.
A leitura inicial dessa jornada objetivou refletirmos sobre os frutos pretendidos com esta formação e com a colheita desses frutos a partir do empenho e desempenho de cada protagonista nela envolvido(a); para tanto, recorreu-se aos textos bíblicos A PARÁBOLA DO SEMEADOR (1º dia) e a PARÁBOLA DOS DEZ TALENTOS (2º dia), ganhando-se com esta reflexão lições que, se bem aplicadas, podem contribuir expressivamente com a nossa formação pessoal e profissional.
Com o apoio de leitura comentada de relatório-síntese, os cursistas reveem o
processo letivo de 2009, partilhando com colegas como enfrentaram e superaram situações-problema no seu cotidiano docente; demonstraram, comprovando com a apresentação das atividades dos seus alunos, como as sugestões didáticas dos cadernos de apoio à aprendizagem( AAAs) se constituiram em uma ferramenta eficiente no desenvolvimento do ofício de cada um; destacaram fatos significativos, indicadores de que a implementação do GESTAR foi (acho que é mais apropriado dizer é) uma iniciativa válida no nosso município.
Os projetos didáticos (componente das exigências para certificação) foram socializados e serão apresentados para a comunidade no evento de ABERTURA DO ANO LETIVO MUNICIPAL, agendado para o dia 26 de março.
Os ganhos derivados do GESTAR foram muitos, não faltam depoimentos de diretores que podem ser comprovados pelo desempenho dos próprios alunos em eventos pedagógicos municipais e na PROVA BRASIL; mas, para que se consolidem ou resgatem aqueles que nos escaparam, ainda se tem muito a conquistar. Precisamos rever alguns conceitos nossos, algumas práticas, nossa mentalidade, nossa visão sobre o educador do século XXI, refletir com o trecho da música que diz: “e quem nos ajudará/ a não ser a própria gente/ pois hoje não se consente esperar... Se precisamos de melhores condições de trabalho, de espaço para continuar estudando, nos formando, a iniciativa deve ser nossa de buscar isso: o governo somos todos nós; precisamos ser valorizados, mas em contrapartida é urgente valorizar e aproveitar mais as oportunidades que já são colocadas à nossa disposição, precisamos “aprender a aprender”, afinal de contas “mestre nem sempre é o que ensina, mas aquele que de repente aprende”.

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